Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

Conheço uma brincadeira infantil cujo nome é "Vivo ou morto". Escolhe-se quem é o chefe. As criança ficam em pé uma ao lado da outra, de olho no chefe. Ele é quem dá as ordens para as crianças seguirem. Quando o chefe diz "vivo", todos as crianças tem que ficar em pé. Quando ele diz "morto" todas devem se abaixar. Para deixar a brincadeira mais dífícil o chefe pode alternar ordens bem depressa como "vivo, vivo, morto, vivo". As crianças fazem então uma confusão danada. Os mortos se levantam e os vivos se abaixam. Elas ficam perdidas, não sabem se estão vivas ou mortas.
Mas, espiritualmente falando, você está entre os vivos ou entre os mortos?
No Livro de Números 16: 48 lemos o seguinte: "Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga".
A praga estava dizimando os rebeldes de Israel. Arão corre ao meio da congregação e faz intercessão pelo povo. Arão representava Jesus, o intercessor da raça humana.
"Só existem dois tipos de pessoas nesse mundo, os vivos e os mortos, não os fisicamente mortos, mas os mortos espiritualmente. Jesus se põe entre os vivos e os mortos; Ele é a divisa, o ponto de transição de um grupo para o outro. Unicamente por meio dEle podemos ir da morte para a vida" (Lição da E. Sabatina do IV trimestre de 2009).
Como na brincadeira, você pensa que está vivo e está morto ou está morto e pensa que está vivo?
Como saber então?
Há pelo menos 4 sintomas de morte espiritual:
1) Quando não tenho vontade de ler a Bíblia.
E por falar nela, "você já leu a sua Bíblia hoje"? Se você não a leu, não sabe o que está perdendo. Leia sua bíblia todos os dias e "desfrute de seus ensinamentos"(Amilton Menezes).
Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você através de seus escritos inspirados. Você quer que Deus fale sempre com você? Então não deixe de ler a sua Bíblia!
2) Quando não tenho vontade de orar.
Quando você ora, está falado com Deus. Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você.
Para termos uma vida de oração mais constante e significativa, temos de deixar de estar apressado. A essência da oração é não estar apressado na presença de Deus. "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor"(Salmos 27:14).
"Pela oração sincera somos posto em ligação com a mente do Infinito"(Caminho a Cristo, p. 96).
Quanto mais comprendermos o quanto é importante a oração, mais iremos orar.
"Nenhuma oração sincera se perde. Deus ouve o clamor do mais débil ser humano. Podem não ser audíveis aos ouvidos humanos, porém não podem morrer no silêncio, nem perder-se no tumulto do afazeres diários. É a Deus que falamos e nossa oração é atendida (Párabolas de Jesus, p. 174).
3) Quando não tenho vontade de ir a Igreja.
Mesmo não tendo vontade, devemos ir a Igreja. Ao reunirmos com os demais irmãos de fé, ficaremos fortalecidos e nos aqueceremos espiritualmente. Uma brasa separada das outras logo se apaga. "Não deixemos de congregar-nos...tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima..."(Hebreus 10: 25).
Todos somos enfermos pelo pecado. Precisamos do Médico dos Médicos para revivermos na fé e na esperança da vida eterna!
4) Quando não tenho vontade de testemunhar.
É partilhando e falando do amor de Jesus aos outros que nós chegamos cada vez mais perto dEle e crescemos na vida cristã.
"A única maneira pela qual Deus pode salvar-nos é permitindo que trabalhemos com Ele"(Meditações Matinais, 1981, p.224).
Não importa neste momento qual é a sua condição espiritual, se está vivo ou morrendo espiritualmente. O que importa mesmo, é você começar agora a estudar a palavra de Deus, orar todos os dias, ir a igreja e testemunhar do amor de Jesus, porque "os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam"(Isaías 40: 21).

Exibições: 165

Comentar

Você precisa ser um membro de Advir Amigos para adicionar comentários!

Entrar em Advir Amigos

Comentário de Enilzete Mendes em 21 fevereiro 2010 às 14:42
Que mensagem linda!Sou pedagoga e sempre brinco de "Vivo ou Morto"com meus alunos e nunca tinha visto essa brincadeira por este ângulo.Toda vez em que brincar com as crianças vou me lembrar dos quatro ítens mencionados na mensagem deste blog.
Obrigada por esta linda divulgação.Um forte abraço e tenha uma semana iluminada pela Santa Trindade.

A Grande Esperança

Amigos 40+

Crepúsculo

© 2014   Criado por Novo Tempo.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço